• Carregando...

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pode estar preparando um plano para eliminar o papel da Troica nas negociações da dívida grega, afirma uma reportagem do jornal alemão Handelsblatt, que deve ser publicada amanhã.

De acordo com fontes ouvidas pela publicação alemã, Juncker deve ceder a uma das principais demandas do novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, que afirmou querer discutir o assunto apenas com líderes europeus. O novo governo grego rejeita o papel da Troica de investidores, que é formada por membros da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

O jornal afirma, no entanto, que isso só aconteceria se Tsipras respeitasse os acordos previamente feitos sobre reformas e austeridade.

A matéria diz ainda que as negociações estão acontecendo e devem ser retomadas esta semana, quando Tsipras deve viajar à Bruxelas.

Grécia precisa de "novo contrato" com a Europa, diz ministro francês

A Grécia precisa firmar um "novo contrato" com a Europa, afirmou este domingo o ministro da Economia da França, Michel Sapin.

Sapin se encontrou com o novo ministro da Economia da Grécia, Yanis Varoufakis, que faz um tour pelas capitais europeias afim de angariar apoio ao plano grego de rediscutir os termos do pagamento da dívida de seu país, que somam 240 bilhões de euros.

Ele não quis se alongar sobre o que estaria neste novo contrato com a Europa, mas afirmou que o perdão da dívida está fora de questão. Paris, entretanto, afirma que a renegociação está sendo feita, o que pode significar uma alongamento dos prazos da dívida, ou ainda a mudança das taxas de juros.

"A dívida foi apenas um dos assuntos que deve ser renegociado entre a Grécia e seus parceiros", afirmou Sapin. "O novo contrato deve conter as obrigações de cada lado e permitir que a Grécia demonstre sua vontade de perseguir reformas."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]