Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pressiona países aliados por evidências que confirmem que míssil atingiu aeronave no Irã| Foto: AFP

Em nota publicada em página oficial no Facebook na manhã desta sexta-feira, 10, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reforçou que, embora EUA, Canadá e Reino Unido afirmem estar convictos de que um míssil atingiu o avião que caiu no Irã, ainda não haviam sido fornecidas provas relacionadas ao acidente aéreo.

CARREGANDO :)

Algumas horas depois, Zelensky publicou em sua página pessoal no Twitter uma mensagem agradecendo aos EUA o apoio nas investigações, dando a entender que o serviço de inteligência já havia compartilhado as evidências que detinham sobre a possibilidade de um míssil iraniano ser a causa do acidente. “Grato pelas condolências do povo americano e pelo valioso apoio dos EUA na investigação das causas do acidente de avião. As informações obtidas nos EUA ajudarão na investigação”, publicou o presidente ucraniano.

A nota divulgada pelo presidente ucraniano no início da manhã reforçava que “a versão de que um míssil atingiu o avião não pode ser descartada, mas atualmente não pode ser confirmada". Também trazia tom de cautela e cobrança. “Dados os últimos anúncios feitos pelos líderes dos países nos meios de comunicação, conclamamos nossos parceiros internacionais – em primeiro lugar os governos dos Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha – a fornecer os dados e as evidências relativas à catástrofe à comissão que está investigando suas causas”, reforçou.

Publicidade

O presidente ucraniano também anunciou no comunicado de que planeja falar sobre a investigação com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ainda nesta sexta-feira, 10.

Na tarde de quinta-feira, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, declararam ter evidências de que o avião ucraniano foi acidentalmente derrubado pelo Irã.

O presidente norte-americano, Donal Trump, também havia sugerido a possibilidade em entrevista na Casa Branca durante a manhã. A afirmação foi feita logo após sites de notícias americanos terem divulgado declarações de autoridades ligadas aos serviços de inteligência dos EUA e do Irã que reforçavam a possibilidade de o avião ter sido atingido por um míssil superfície-ar iraniano.

Durante a quinta-feira, após a divulgação das suspeitas, o Irã anunciou que irá convidar autoridades norte-americanas e representantes da fabricante Boeing para acompanharem as investigações sobre o acidente aéreo – ao contrário do que havia anunciado quando localizaram as caixas-pretas do avião.

A participação de representantes do Canadá e da Suécia já havia sido confirmada pelo Irã, que lidera as investigações do acidente aéreo que vitimou todas as 176 pessoas a bordo, na madrugada de quarta-feira, 8.

Publicidade