Segundo o COI, Peng Shuai agradeceu as preocupações com seu bem-estar e alegou que está segura, bem e morando em Pequim| Foto: Greg Martin/Divulgação/COI
Ouça este conteúdo

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, divulgou neste domingo (21) que fez uma videochamada com a tenista chinesa Peng Shuai, cuja falta de informações sobre seu paradeiro gerou uma campanha de mobilização nas redes sociais nos últimos dias.

CARREGANDO :)

Segundo comunicado divulgado pelo COI, participaram também da conversa a presidente da Comissão de Atletas do COI, Emma Terho, e a representante do COI na China, Li Lingwei. De acordo com o informe, na ligação de 30 minutos, Peng Shuai agradeceu as preocupações com seu bem-estar, alegou que está segura, bem e morando em Pequim, mas que gostaria que sua privacidade fosse respeitada neste momento.

“Fiquei aliviada ao ver que Peng Shuai estava bem, era nossa principal preocupação. Ela parecia relaxada. Ofereci a ela nosso apoio e para entrar em contato a qualquer momento que fosse conveniente, ao que ela obviamente agradeceu”, declarou Emma Terho.

Publicidade

Atletas em todo o mundo disseminaram nos últimos dias no Twitter a hashtag #WhereIsPengShuai. Eles alegaram que Peng Shuai, 35 anos, não tinha seu paradeiro conhecido desde que publicou, no início do mês, um texto em que acusou Zhang Gaoli, ex-vice-premiê do país e ex-membro da cúpula do Partido Comunista da China, de agressão sexual.

Depois que a hashtag foi utilizada em várias publicações no Twitter, o grupo de mídia estatal chinês CGTN publicou uma suposta carta de Peng à Associação de Tênis Feminino (WTA), que gerou desconfiança. Na carta, Peng Shuai disse estar bem e negou inclusive as acusações de agressão sexual. Logo depois, Steve Simon, presidente e CEO da WTA, divulgou nota em que questionou a veracidade da publicação da CGTN.

A mídia estatal chinesa também publicou no fim de semana imagens de Peng Shuai, em uma tentativa de mostrar que ela estaria bem, mas a WTA também considerou que os registros não comprovam que Peng está em segurança. Segundo a BBC, especialistas levantaram dúvidas sobre uma possível edição de vídeo e uma postura considerada artificial, sinal de que, caso os registros sejam recentes, Peng estaria sendo forçada a agir como se estivesse bem.

Pequim será sede em fevereiro dos Jogos Olímpicos de Inverno, evento que, a exemplo das Olimpíadas de Verão, é organizado pelo COI. O presidente americano Joe Biden disse na semana passada que estuda um boicote diplomático dos Estados Unidos aos Jogos, devido ao desrespeito aos direitos humanos na China.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade