• Carregando...

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, chegou neste sábado (28) aos Estados Unidos para ser tratado dos ferimentos sofridos durante uma tentativa de assassinato, informaram fontes da embaixada iemenita em Washington.

"O presidente Saleh chegou esta tarde aos EUA para uma visita médica de curto prazo", disse Mohammed Albasha, porta-voz da delegação diplomática iemenita, em sua conta do Twitter.

Saleh, do que se desconhece o lugar exato onde será tratado nos EUA, chegou de Londres, em um de cujos aeroportos fez escala procedente de Omã.

Trata-se da segunda estadia do líder iemenita no estrangeiro.

Em setembro do ano passado Saleh retornou a Sana, a capital iemenita, após permanecer mais de três meses na Arábia Saudita para ser tratado dos ferimentos, especialmente graves queimaduras, que sofreu em um atentado contra o palácio presidencial em junho passado.

Saleh, de 69 anos de idade e que estava há 33 anos à frente do país, assinalou em várias ocasiões que tem intenção de voltar ao Iêmen até o dia 21 de fevereiro.

Nessa data devem ser realizadas eleições para escolher seu sucessor na Presidência, após quase um ano de grandes protestos sociais para reivindicar reformas políticas que foram duramente reprimidas pelo regime e causaram centenas de mortos.

Os EUA, juntos com a comunidade internacional, pressionaram o presidente iemenita para que deixe o Iêmen e facilite a transição, mas não quer que fique no país, por causa das possíveis críticas que possa receber por alojar um ditador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]