• Carregando...

Tel Aviv – O ex-premier israelense Shimon Peres disse ontem que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, vai acabar como o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Foi uma reação ao discurso de Ahmadinejad, no dia anterior, em que ele disse que "o regime sionista é uma árvore podre, seca, que será aniquilada por uma tempestade".

Peres, em declaração citada pela Rádio Israel, disse que o comentário do presidente iraniano é uma ameaça direta à existência de Israel. Segundo os Estados Unidos, o Irã começou a enriquecer urânio para fabricar bombas atômicas.

As declarações do líder iraniano "são uma reminiscência daquelas de Saddam Hussein. Ahmadinejad vai acabar como Saddam Hussein", disse Peres, em referência à derrubada do ex-ditador pelas forças norte-americanas em 2003 e ao seu julgamento pelo assassinato de 148 xiitas há 20 anos. "Ahmadinejad representa o diabo, e não Deus", afirmou Peres, Prêmio Nobel da Paz em 1994. "A história tem denunciado os loucos e aqueles que brandem a espada."

O Irã anunciou na última terça-feira que, pela primeira vez, enriqueceu urânio usando 164 centrífugas, um passo para a produção em larga escala que é necessária para fazer armas nucleares. Embora o Irã venha insistindo que seu programa nuclear é pacífico, a comunidade internacional pressiona Teerã a interromper o processo. O Conselho de Segurança da ONU deu ao Irã até o próximo dia 28 de abril para parar de enriquecer urânio, exigência que Teerã já rechaçou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]