• Carregando...

O presidente Jalal Talabani pediu aos iraquianos que apóiem a Constituição que foi aprovada neste domingo depois de semanas de discussões, que colocaram sunitas em oposição clara aos xiitas e curdos.

"Esperamos que essa Constituição seja aceita por todos os iraquianos e que ela seja para todos. Nós estamos otimistas. Certamente não há livro que seja perfeito e não possa ser modificado, com exceção do sagrado Corão", disse ele em entrevista coletiva.

Talabani, um ex-líder guerrilheiro curdo, reuniu líderes de grupos étnicos e religiosos para tentar chegar a um consenso sobre o documento.

Os sunitas rejeitaram a Constituição e prometeram votar "não" no referendo marcado para outubro.

"Tentamos incluir as exigências de todos mas isso não pode ser feito. Algumas pessoas ainda se opõem a alguns pontos. Mesmo eu posso ter algumas reservas", disse o porta-voz do Parlamento, Hajim al-Hassani. "Mas agora devemos pensar nesse país e sua unidade. Para quem quiser mudar algo, o referendo é a última chance. Iraquianos devem se preparar para as eleições". O Iraque fará eleições em dezembro, depois do plebiscito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]