• Carregando...

O presidente mexicano, Vicente Fox, propôs nesta quarta-feira um diálogo para resolver a crise provocada por denúncias de fraude na eleição presidencial de 2 de julho. A esquerda, que se diz roubada, ameaça impedir Fox de fazer o seu discurso anual à nação.

Há algumas semanas, o candidato Andrés Manuel López Obrador e seu Partido da Revolução Democrática (PRD, de esquerda) lideram protestos que praticamente paralisaram a capital mexicana. Eles exigem a recontagem total dos votos.

O conservador Felipe Calderón, do mesmo partido de Fox, o PAN, foi declarado vencedor com uma diferença de 240 mil votos (0,58%) sobre López Obrador.

- Convoco novamente todas e todos os cidadãos, além dos diferentes atores políticos do país, para que, juntos, busquemos a unidade e o diálogo, para que, juntos, defendamos a democracia e as instituições - disse Fox em cerimônia.

Mas a esquerda prepara mais protestos para 1º de setembro, quando Fox fará o seu último pronunciamento do Estado da Nação. Outras manifestações de protesto estão previstas para 15 de setembro, dia da independência.

- Não há dúvida de que, em 1o de setembro, o presidente passará por um dos dias mais difíceis, duros e amargos da sua vida - alertou o porta-voz do PRD, Gerardo Fernández Noroña. - Ele vai viver a queixa enérgica, firme, legal e pacifica de um setor muito importante da população que se sente ofendido por sua pessoa - acrescentou.

A esquerda responsabiliza as autoridades eleitorais e o próprio Fox pela suposta fraude, além de acusá-lo de ter se envolvido na campanha de Calderón, inclusive com recursos públicos.

As imediações do Congresso já estão bloqueadas pela Polícia Federal para evitar protestos antes e durante o discurso de Fox. A operação policial foi acionada quando, na segunda-feira, militantes e deputados esquerdistas foram retirados do local, onde tentavam acampar.

As autoridades eleitorais aceitaram recontar apenas 9% das urnas, e observadores acreditam ser pouco provável que haja uma recontagem total, que, segundo López Obrador, poderia alterar o resultado da eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]