• Carregando...

O governo de Bagdá anunciou a prisão do segundo homem mais importante da Al Qaeda, identificado como Abu Hammam e acusado de um atentado contra um mausóleo xiite em fevereiro passado, na cidade de Samara.

O representante da Segurança Nacional, Mowaffak al Rabaie, comunicou em entrevista coletiva a detenção de Abu Hammam durante uma operação conjunta dos EUA e do Iraque, mas não disse quando, nem onde, foi efetuada a prisão. Al Rabie disse que o verdadeiro nome de Abu Hammam é Hamed Al Suaidi, mas não revelou a sua nacionalidade ou qualquer outro detalhe sobre ele.

- Eu posso dizer que a Al Qaeda foi seriamente afetada - Mowaffak al-Rubaie, acrescentando que a prisão foi possível por causa do serviço de inteligência do país.

Ao se ver cercado, o terrorista tentou usar mulheres e crianças como escudos humanos, mas os soldados conseguiram prender Hammam, que é acusado de vários atentados a bomba. O mais grave deles, em 22 de fevereiro contra o mausóleo xiita na cidade de Samara, ao norte de Bagdá. O ataque ao líder xiita Ali al Hadi desencadeou uma grande onda de violência sem precedentes no Iraque, causando centenas de mortes.

Segundo Al Rubei, Abu Hammam era o número dois da organização terrorista, abaixo de Abu Ayub al Masri, o homem que tomou a direção da organização no Iraque depois da morte do jordaniano Abu Musab al Zarquai no dia 7 de junho, após um bombardeio dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]