• Carregando...

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, informou ontem que os 33 funcionários de uma mineradora presos há 17 dias a 688 metros de profundidade em uma jazida do norte do país, estão vivos.

Piñera leu a mensagem manuscrita em letras vermelhas em um papel, que os próprios operários colocaram em uma peça de uma máquina perfuradora: "Estamos bem, no refúgio, os 33".

A equipe de resgate disse que ouviu ruídos de martelo, quando enviaram uma nova sonda perfuradora ao local em que se imaginava estarem os soterrados na mina de ouro e cobre.

Colegas, membros da equipe de resgate e parentes se reúnem do lado de fora da mina de ouro e cobre onde trabalhadores ficaram soterrados

Piñera elogiou "a força, o valor e a coragem" dos 32 trabalhadores chilenos e um boliviano presos na mina, de propriedade da empresa San Esteban, que "resistiram mais de duas semanas sozinhos nas profundezas da montanha".

Também agradeceu aos parentes, "que nunca perderam a esperança e sempre se­­guiram lutando", e à equipe de especialistas de companhias mineradoras públicas e privadas, "que não poupou nenhum esforço e que fez tudo o que era humanamente possível para resgatar os mineiros com vida".

Com o pedaço de papel na mão, e com grande sorriso, Piñera acrescentou: "estão unidos para voltarem a ver a luz do sol e abraçar seus familiares".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]