Resultados parciais de cinco dos dez departamentos (estados) haitianos divulgados na noite desta quinta-feira confirmaram o favoritismo do ex-presidente René Préval. Ele liderava em quatro departamentos, perdendo apenas em um - por uma pequena margem - para Charles Baker.

CARREGANDO :)

O Comitê Eleitoral Provisório (CEP) informou que os resultados correspondiam a 15% do total de votos, mas a contagem fez crescer a expectativa de uma vitória já no primeiro turno. O Departamento Oeste, onde Préval tinha mais votos (65%) é o que abriga Porto Príncipe e concentra aproximadamente um terço dos votos.

No início da tarde, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) fez um apelo à população para que permanecesse calma e paciente enquanto aguardava o resultado. Contrariando uma tradição no Haiti, os partidários de Préval não saíram às ruas para comemorar a vitória antecipadamente. Teriam acatado a determinação tanto do CEP quanto do próprio Préval, que tenta evitar tumultos e prejuízos ao processo eleitoral.

Publicidade

- Permanece a dúvida se haverá ou não segundo turno - disse o embaixador brasileiro no Haiti, Paulo Pinto.

Presidente do Haiti entre 1996 e 2001, Préval é um antigo aliado do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, que deixou o cargo e o país em 29 fevereiro de 2004. Em sua campanha, utilizou as cores verde e amarela, numa estratégia de marketing para capitalizar a boa imagem que a seleção brasileira de futebol tem entre os haitianos.

A Minustah informou que, até as 8h, mais de 1.250 relatórios de votação haviam chegado ao Centro de Tabulação, em Porto Príncipe - o equivalente a 13% do total de 9.209 relatórios dos dez departamentos (estados) do país - e que 85% dos votos já haviam sido recolhidos aos quartéis.

Veja também
  • Autoridades confirmam que candidato favorito lidera votação no Haiti
  • Conselho da ONU pede que haitianos respeitem o resultado das eleições
  • Brasil pode mudar composição das tropas no Haiti