• Carregando...

A primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, acusou nesta quarta-feira (17) o presidente Viktor Yushchenko de prejudicar a relação do país com a Rússia. Um dia antes, a coalizão governista ucraniana naufragou.

A aliança entre Yulia e Yushchenko, os principais líderes da Revolução Laranja, em 2004, caiu em meio a uma intensa rivalidade e discordâncias sobre como reagir à guerra entre Rússia e Geórgia, no mês passado.

Yushchenko condenou fortemente a atuação russa e acusou Yulia de trair os interesses nacionais e de agir em prol de Moscou, por não reprovar a atuação russa. A agora ex-primeira-ministra defendeu nesta quarta-feira uma postura mais "balanceada", diante do gigante vizinho.

O confronto entre Rússia e Geórgia terminou com Moscou ocupando posições no território georgiano e reconhecendo duas províncias separatistas, a Ossétia do Sul e a Abkházia, como independentes. Yulia agiu com cautela, apoiando a integridade territorial georgiana, mas dizendo que não queria envolver a Ucrânia no conflito.

Tanto a Geórgia quanto a Ucrânia foram alvo de condenações de Moscou, por buscarem fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Os políticos negociavam nesta quarta-feira, para retomar a mesma coalizão ou formar uma nova combinação que pudesse governar o país. Em caso de fracasso, novas eleições serão convocadas. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]