• Carregando...

A primeira sonda européia enviada à Lua encerrou sua missão, como estava previsto, com uma colisão com a superfície lunar neste domingo, completando um projeto que, os cientistas esperam, dará informações novas sobre a origem do satélite.

Um pequeno ponto de luz iluminou a superfície lunar neste domingo enquanto a sonda não tripulada SMART-1, da Agência Espacial Européia (ESA), bateu a 7.200 Km/h no lado visível da Lua, na região do Lago da Excelência. A nave (um cubo com cada lado medindo aproximadamente um metro) testou novas tecnologias espaciais durante sua missão de três anos, e gastou 16 meses observando a Lua e obtendo informações sobre sua composição.

"Os dados obtidos pela SMART-1 nos fazem pensar nas teorias sobre a origem e a evolução violenta da Lua", diz o cientista Bernard Foing no site da ESA.

A ESA diz que a Lua deve ter nascido do impacto de um asteróide do tamanho de Marte com a Terra, há 4,5 bilhões de anos.

"SMART-1 mapeou crateras de grande e pequeno impactos, estudou os vulcões e os processos tectônicos que moldaram a Lua, revelou os misteriosos pólos e investigou lugares para futuras explorações", explica Foing.

A nave, que pesava 366 Kg, carregava uma pequena câmera, um telescópio de raio-X e um espectrômetro infra-vermelho para procurar minerais.

SMART-1 também testou novas técnicas de comunicação no espaço e tecnologias para navegação autônoma. Cientistas irão agora começar a analisar os dados adquiridos pela nave.

A NASA planeja uma missão tripulada para a Lua para 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]