• Carregando...

A cápsula da nave russa Soyuz com Anousheh Ansari, a primeira turista espacial, pousou com segurança na estepe do Cazaquistão na noite desta quinta-feira (madrugada de sexta-feira no horário local).

- A aterrissagem foi completada - informou um integrante em terra da missão espacial, após a pequena cápsula da Soyuz TMA-8, chamuscada de preto por causa da reentrada na atmosfera, ter estacionado no Norte da ex-república soviética.

No início da noite (horário de Brasília), a Soyuz se desacoplou sem problemas do complexo de US$ 100 bilhões e se afastou para pôr fim a uma estada iniciada no dia 20 de setembro, dois dias depois do seu lançamento no Cosmódromo de Baikonur.

No retorno da Estação Espacial Internacional, a cápsula também trouxe o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta americano Jeff Williams.

Ansari, de 40 anos, teria pago cerca de US$ 20 milhões pelos 11 dias no espaço. Ela foi recebida com flores e um abraço do marido, Hamid.

- Eles me trouxeram para casa com segurança. Tive uma grande experiência. Espero poder repetí-la em um futuro próximo - disse Ansari, parecendo cansada mas feliz, sentada em uma cadeira reclinável especial perto da cápsula.

A empresária americana acenou e sorriu depois de ter sido presenteada com um buquê de rosas vermelhas. Perguntada como se sentia, ela respondeu "khorosho", "bem" em russo.

Os dois astronautas e a turista espacial foram encaminhados para exames médicos. Os três viajarão de helicóptero para a cidade de Kostanai, onde irão embarcar em um avião de volta para a Rússia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]