• Carregando...

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse que alguns membros do Congresso dos EUA estão politizando os problemas nas relações comerciais entre os dois países, de acordo com o texto de uma entrevista concedida pela autoridade à rede CNN e que deve ser televisionada no domingo. Wen foi questionado sobre o valor da moeda chinesa em comparação ao dólar e também a respeito do desequilíbrio no comércio entre os dois países.

"Algumas pessoas nos EUA, em particular alguns congressistas, não compreendem totalmente a China. Eles estão politizando problemas nas relações entre EUA e China, em particular o desequilíbrio comercial", disse o primeiro-ministro. "Não acho que essa é a melhor coisa a se fazer."

Na quarta-feira, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma legislação que permite ao Departamento do Comércio aplicar tarifas sobre produtos importados se for determinado que o país de origem da mercadoria utiliza as políticas de câmbio como forma de subsídio. A medida foi claramente direcionada à China, que sofre acusações de manter o yuan desvalorizado para beneficiar suas exportações.

Wen disse também que a recuperação e o crescimento da economia dos EUA "interessam à recuperação e ao crescimento da economia global".

Sobre a liberdade de expressão na China, o primeiro-ministro chinês disse que os cidadãos podem acessar a internet para demonstrar suas visões, inclusive as críticas. "Eu me conecto à internet frequentemente e li comentários acentuadamente críticos a respeito do trabalho do governo", afirmou Wen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]