O octagenário Girija Prasad Koirala, que foi nomeado nesta quinta-feira primeiro-ministro do Nepal, passou o dia respirando com a ajuda de uma bomba de oxigênio e sendo alimentado por meio de soro. Devido a seus problemas respiratórios, ele não pôde participar de um encontro popular nesta quinta-feira na capital.

CARREGANDO :)

Segundo confirmou seu porta-voz, Krishna Sitaula, o novo chefe do governo nepalês tem graves problemas respiratórios e, ainda que não tenha sido hospitalizado, precisou de oxigênio suplementar, além de soro intravenoso durante todo o dia.

No entanto, o médico pessoal de Koirala, Madhu Ghimire, afirmou que o premier designado poderá participar na sexta-feira da cerimônia de posse de seu cargo, como estava previsto.

Publicidade

Fumante há décadas, Koirala não estava presente na reunião do Comitê Parlamentar que prôpos oficialmente seu nome para primeiro-ministro, nem foi ao encontro realizado esta tarde na capital nepalesa para celebrar a vitória do movimento pró-democracia.

O político, de 84 anos, ocupa pela quarta vez o cargo de primeiro-ministro. Ele deve enfrentar na sexta-feira a tarefa de iniciar um governo cujo objetivo é convocar as eleições para uma Assembléia Constituinte que vai redigir uma nova Constituição e delimitar o papel da monarquia.

O rei Gyanendra nomeou Koirala como primeiro-ministro depois de anunciar no início da semana o reestabelecimento do Parlamento nepalês, que suspendera em 2002.

A decisão do monarca aconteceu depois de 19 dias de greve geral e violentos protestos para exigir a volta da democracia no país. Pelo menos 15 pessoas foram mortas durante as manifestações e outras cinco mil ficaram feridas.