• Carregando...
Fachada do Departamento de Justiça, em Washington: campanha de Trump acusou o procurador especial Jack Smith de ter um “sórdido histórico de ataques a conservadores”
Fachada do Departamento de Justiça, em Washington: campanha de Trump acusou o procurador especial Jack Smith de ter um “sórdido histórico de ataques a conservadores”| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (9) que o ex-presidente Donald Trump (2017-2021) foi indiciado por 37 acusações no caso dos documentos confidenciais que teria levado para Mar-a-Lago, sua residência em Palm Beach (costa leste da Flórida), após deixar a presidência.

Das 37 acusações, 31 são por retenção intencional de informações de defesa nacional, e as demais por conspiração para obstruir a Justiça; retenção de documento ou registro; ocultação corrupta de documento ou registro; ocultação de documento em uma investigação federal; planejamento para ocultar crimes; e fazer declarações e representações falsas.

Segundo a agência Reuters, os documentos retidos incluiriam segredos militares sensíveis, como informações sobre o programa nuclear americano, potenciais vulnerabilidades domésticas no caso de um ataque ao país e indícios do apoio de outro país ao terrorismo.

De acordo com os procuradores, os documentos eram do Pentágono, da Agência Central de Inteligência (CIA), da Agência de Segurança Nacional e de outras agências de inteligência americanas.

Ainda segundo a acusação, Trump teria conspirado com um ex-assessor, Walt Nauta, para reter e esconder documentos confidenciais. Nauta foi indiciado com seis acusações. O ex-presidente deve comparecer a um tribunal federal de Miami na terça-feira (13).

A campanha de Trump acusou nesta sexta-feira o procurador especial Jack Smith de ter um “sórdido histórico de ataques a conservadores”.

O grupo Faça a América Grande Novamente (Maga, na sigla em inglês) divulgou uma lista dos supostos ataques de Smith aos republicanos, usando citações de jornalistas da mídia conservadora e políticos como o senador texano Ted Cruz.

Essa acusação, a primeira por crimes federais contra um ex-presidente dos EUA, pode ter um impacto “significativo” no futuro de Trump, segundo o ex-promotor federal David Weinstein.

“O que me chama a atenção na acusação relacionada com a chamada Lei de Espionagem por roubo e posse ilegal de certos documentos não é tanto a punição associada a essa acusação, mas o fato de que qualquer pessoa condenada por esse crime em particular não pode mais ocupar cargos públicos e isso certamente é significativo”, disse, em declarações à CBS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]