• Carregando...

A comandante da nave espacial Discovery, Eileen Collins, disse nesta sexta-feira que se surpreendeu ao saber que um pedaço da espuma isolante do tanque de combustível tinha se desprendido durante o lançamento da nave.

- Eu não esperava que pedaços grandes de espuma se desprendessem do tanque externo -disse Collins, em entrevista concedida durante a órbita 45 da Discovery, atracada à Estação Internacional a 395 quilômetros da Terra.

- Pensei que já tínhamos resolvido isso - acrescentou ela ao se referir a mais de dois anos de trabalho para identificar e solucionar o desprendimento de materiais do tanque externo, o problema que levou em fevereiro de 2003 à destruição do Columbia e à morte de seus sete tripulantes.

Dois dos sete astronautas da Discovery preparavam nesta sexta-feira a primeira de suas três caminhadas espaciais para fazer uma cuidadosa inspeção no casco da nave para determinar se há danos que põem em perigo à vida de todos.

Collins disse que está de acordo com a decisão da Nasa de suspender as missões até que se resolva de maneira segura o isolamento do tanque externo de combustível.

- Acho que não deveríamos voar outra vez a menos que façamos algo para impedir que isso volte a ocorrer - disse Collins.

Os astronautas do ônibus espacial Discovery continuam fazendo inspeções para detectar possíveis problemas causados pelo descolamento de uma placa de isolamento térmico durante o lançamento. O objetivo é fazer uma avaliação dos riscos da volta da nave à Terra.

A Nasa ainda não tem um parecer definitivo sobre as condições do ônibus espacial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]