A comandante da nave espacial Discovery, Eileen Collins, disse nesta sexta-feira que se surpreendeu ao saber que um pedaço da espuma isolante do tanque de combustível tinha se desprendido durante o lançamento da nave.

CARREGANDO :)

- Eu não esperava que pedaços grandes de espuma se desprendessem do tanque externo -disse Collins, em entrevista concedida durante a órbita 45 da Discovery, atracada à Estação Internacional a 395 quilômetros da Terra.

- Pensei que já tínhamos resolvido isso - acrescentou ela ao se referir a mais de dois anos de trabalho para identificar e solucionar o desprendimento de materiais do tanque externo, o problema que levou em fevereiro de 2003 à destruição do Columbia e à morte de seus sete tripulantes.

Publicidade

Dois dos sete astronautas da Discovery preparavam nesta sexta-feira a primeira de suas três caminhadas espaciais para fazer uma cuidadosa inspeção no casco da nave para determinar se há danos que põem em perigo à vida de todos.

Collins disse que está de acordo com a decisão da Nasa de suspender as missões até que se resolva de maneira segura o isolamento do tanque externo de combustível.

- Acho que não deveríamos voar outra vez a menos que façamos algo para impedir que isso volte a ocorrer - disse Collins.

Os astronautas do ônibus espacial Discovery continuam fazendo inspeções para detectar possíveis problemas causados pelo descolamento de uma placa de isolamento térmico durante o lançamento. O objetivo é fazer uma avaliação dos riscos da volta da nave à Terra.

A Nasa ainda não tem um parecer definitivo sobre as condições do ônibus espacial.

Publicidade
Veja também
  • Fragmentos de espuma atingiram asa do Discovery, diz Nasa
  • Discovery chega à Estação Espacial e se acopla com sucesso
  • NASA suspende outros vôos espaciais devido a problema com queda de pedaço espuma