A fragata naval dinamarquesa Niels Juel, que apresentou o problema nesta quinta-feira (4) no estreito de Great Belt| Foto: EFE/EPA/EMIL HELMS
Ouça este conteúdo

Um problema em um lançador de mísseis em um navio da Marinha da Dinamarca interrompeu o tráfego marítimo nesta quinta-feira (4) no Great Belt, o maior e mais importante dos três estreitos dinamarqueses entre o Mar Báltico e o Mar do Norte e uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. O tráfego aéreo também foi fechado na região.

CARREGANDO :)

Segundo um comunicado da Marinha do país nórdico, um lançador de mísseis apresentou problemas durante um exercício naval.

“O problema ocorreu durante um teste obrigatório, em que o lançador de mísseis é ativado e não pode ser desativado”, apontou a nota. “Até que o lançador de mísseis seja desativado, existe o risco de o míssil disparar e voar alguns quilômetros de distância.”

Publicidade

Segundo a imprensa dinamarquesa, apesar de o lançador estar ativado, o míssil em si não está armado, portanto, não há perigo de explosão mesmo que seja disparado – o tráfego marítimo e aéreo foi interrompido devido ao risco de “queda de fragmentos”.

Na quarta-feira (3), o chefe da Defesa dinamarquesa, general Flemming Lentfer, foi demitido após ter omitido do governo informações sobre falhas nos sistemas de armas de outra fragata, enviada ao Mar Vermelho e que foi atacada por terroristas houthis em março.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]