Protesto em Londres contra a violência do conflito na Faixa de Gaza| Foto: EFE/EPA/ANDY RAIN

Milhares de pessoas protestaram neste sábado, no centro de Londres, contra a ofensiva israelense que matou mais de mil de palestinos, em sua maioria civis, na Faixa de Gaza.

CARREGANDO :)

Os manifestantes se reuniram na frente da embaixada de Israel, no oeste da capital britânica, e de lá seguiram pacificamente em passeata até a praça do parlamento, onde fica o edifício-sede das Câmaras dos Comuns e dos Lordes.

Os manifestantes, entre eles famílias com bandeiras palestinas, gritaram palavras de ordem e exibiram cartazes com dizeres como "Parem o massacre, libertação da Palestina" e "Gaza, não chore, não te deixaremos morrer".

Publicidade

O Ministério da Saúde de Gaza informou hoje que o número de mortos na Faixa chegou a 1.030 após a retirada de 130 corpos que estavam sob escombros de centenas de casas e prédios destruídos na ofensiva israelense denominada "Limite Protetor".

Os intensos e constantes ataques por terra, mar e ar do exército israelense não tinham permitido até o momento a ambulâncias e médicos se aproximarem de algumas áreas de Gaza que foram mais atingidas.

O movimento islamita Hamas e Israel pactuaram ontem à noite um cessar-fogo de 12 horas a partir das 8h locais (2h de Brasília). Os serviços de emergência estão usando essa paralisação dos combates para atender e resgatar vítimas, enquanto a população se abastece de mantimentos, e os esforços diplomáticos para abrir espaço para o diálogo continuam.

Veja também
  • Milicianos palestinos disparam contra Israel ao fim de trégua
  • Israel aceita prolongar trégua humanitária por mais quatro horas
  • Palestinos dizem que mortos em Gaza são mais de mil
  • Palestina mandará carta ao Itamaraty para agradecer apoio do Brasil
  • EUA defendem trégua em reunião com aliados do Hamas
  • Comunidade internacional pede ampliação de cessar-fogo em Gaza
  • Após retirada de 85 corpos, número de mortos em ofensiva em Gaza chega a 985