• Carregando...

A polícia da Tailândia prendeu oito pessoas ontem por se manifestarem contra a junta militar cada vez mais repressiva que tomou o poder no país, incluindo um homem que foi arrastado por policiais disfarçados por ler uma cópia da obra 1984, de George Orwell, do lado de fora de um dos mais luxuosos shoppings de Bangcoc.

Este foi o primeiro caso conhecido de detenção pela leitura como forma de protesto, desde que as Forças Armadas tomaram o poder no mês passado. Vários manifestantes antigolpe promoveram leituras do livro em outros lugares da capital nas últimas semanas, pois dizem que a obra de Orwell tornou-se relevante depois que o Exército depôs o governo eleito do país em um golpe de Estado em 22 de maio.

Um repórter tailandês que testemunhou o ocorrido, e não quis se identificar, disse que o homem lia 1984 em voz baixa. Mas, assim que os policiais o abordaram, ergueu a publicação e passou a citar trechos em voz alta.

Mais ações

Outras pessoas também foram detidas na praça de alimentação do shopping ao se preparar para distribuir sanduíches, imitando outro protesto recente, no qual um pequeno grupo de ativistas da Universidade Thammasat, de Bangcoc, distribuiu o que dizia ser "sanduíches em prol da democracia". A oitava prisão foi a de uma mulher vestindo uma camiseta com as palavras "respeite o meu voto."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]