Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Protestos de rua agravam-se na Grécia após morte de jovem baleado pela polícia

Manifestantes depredam lojas e queimam árvore de Natal na capital. Morte de adolescente de 15 anos em Atenas no sábado detonou protestos

Homem caminha em área atingida pelo quebra-quebra. Ao fundo um carro foi capotado e incendiado por manifestantes | Yiorgos Karahalis / Reuters
Homem caminha em área atingida pelo quebra-quebra. Ao fundo um carro foi capotado e incendiado por manifestantes (Foto: Yiorgos Karahalis / Reuters)
Árvore de Natal em chamas em frente ao Parlamento da Grécia, em Atenas, nesta segunda-feira (8). A árvore foi incendiada por manifestantes no terceiro dia de protestos de rua após a morte de um rapaz de 15 anos baleado pela polícia |

1 de 1

Árvore de Natal em chamas em frente ao Parlamento da Grécia, em Atenas, nesta segunda-feira (8). A árvore foi incendiada por manifestantes no terceiro dia de protestos de rua após a morte de um rapaz de 15 anos baleado pela polícia

Manifestantes incendiaram uma grande loja de departamento no centro de Atenas e queimaram a árvore de Natal gigante em frente ao Parlamento da Grécia nesta segunda-feira (8), no terceiro dia de protestos de rua causados pela morte de um jovem de 15 anos baleado pela polícia na capital.

Milhares de manifestantes quebraram janelas de bancos e lojas, queimaram latões de lixo e saquearam lojas no centro.

Em Salônica, norte do país, 300 estudantes se manifestaram contra a morte do jovem. Os protestos ocorreram durante a madrugada e a manhã nas proximidades de uma delegacia de polícia da segunda maior cidade do país. Dois manifestantes teriam sido detidos.

Em Berlim, cerca de dez manifestantes ocuparam o Consulado da Grécia em protesto.

Por causa deste incidente, a Grécia registrou os maiores protestos sociais dos últimos 15 anos. Para os próximos dias, foram convocadas várias manifestações e greves. Durante todo o fim de semana, foram registrados incidentes entre manifestantes e forças oficiais em Atenas, Patras, Salônica e Iráclio (capital da Ilha de Creta), que terminaram com cerca de 20 feridos.

Em Salônica, uma manifestação de cerca de 2.000 pessoas degenerou domingo em saques de lojas e incêndios de bancos e veículos. A universidade da cidade ficará fechada, pelo menos, por dois dias, segundo a reitoria.

A onda de incidentes em todo o país começou após a morte, sábado, de Andreas Grigoropoulos, um jovem de 15 anos, que foi baleado por um policial depois que um grupo de jovens atacou a pedradas uma patrulha policial.

O primeiro-ministro da Grécia, Costas Caramanlis, expressou nesta segunda-feira seu grande pesar devido à morte do jovem e e prometeu que fará o possível para que esse incidente não volte a se repetir.

Ao mesmo tempo, o chefe de governo lançou, em discurso televisionado, uma clara mensagem de que não tolerará que continuem os distúrbios nas ruas.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.