O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira os Estados Unidos de terem estimulado os protestos na Rússia depois das eleições parlamentares de domingo e disse que centenas de milhões de dólares de recursos externos foram usados para financiar campanhas.

CARREGANDO :)

Em seu primeiro comentário em público sobre as manifestações quase diárias de protesto contra as eleições de domingo, por suposta fraude e imparcialidade, Putin disse que a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, "deu o sinal" para os opositores do governo.

"Ela deu o tom para alguns ativistas da oposição, deu o sinal a eles, eles ouviram esse sinal e iniciaram sua atividade", disse Putin.

Publicidade

O premiê russo afirmou que alguns dos manifestantes que vêm protestando diariamente contra fraude na eleição têm motivações políticas egoístas e que a maioria dos russos não quer uma reviravolta política.

"Nós somos todos adultos e entendemos que alguns... dos organizadores agem em consonância com um cenário bem-conhecido e seguindo os próprios interesses políticos mercenários, afirmou."

Os Estados Unidos expressaram séria preocupação sobre o modo como se deu a eleição russa, que Hillary insinuou não ter sido livre nem justa.

Veja também
  • Putin apresenta documentos para disputar eleições presidenciais
  • Gorbachev pede anulação da eleição e sugere repetição do pleito
  • Polícia prende 450 manifestantes na Rússia
  • Russos protestam novamente contra eleições