• Carregando...

Três em cada quatro americanos qualificam de forma negativa o presidente George W. Bush e o vice-presidente Dick Cheney, por terem feito uma gestão pobre à frente dos Estados Unidos, segundo dados de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

Segundo a pesquisa, realizada pela Harris Interactive entre os dias 5 e 8 de outubro, a quantidade de americanos que vê de forma positiva o governo do presidente Bush caiu para cerca de um terço do número registrado pouco depois de 11 de setembro de 2001.

Depois dos atentados contra Washington e Nova York, a administração Bush recebeu o aval de 90% dos cidadãos (contra os atuais 27%), enquanto o vice-presidente Cheney obteve 69% de avaliações positivas, contra os 23% desta quarta-feira.

Nenhuma figura ou grupo político foi classificado de forma positiva na pesquisa, que entrevistou por telefone 1.003 adultos para identificar diferentes opiniões sobre a administração Bush.

Em meio a tanta desilusão política, quem se saiu melhor foi a secretária de Estado, Condoleezza Rice: apenas pouco mais da metade dos entrevistados a qualificou de maneira negativa (51%).

O secretário da Defesa, Robert Gates, foi um pouco pior, com 55% de opiniões negativas, e a presidente democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, teve 57% de rejeição.

"As pessoas estão inconformadas com os líderes políticos em Washington", afirmou a Harris Interactive no comunicado através do qual revelou os dados da pesquisa.

A pior avaliação apurada pela pesquisa apontou para os congressistas americanos, que ocuparam o primeiro lugar na lista de frustrações dos entrevistados: cerca de quatro em cada cinco pessoas (77%) vêem de forma negativa o trabalho do Congresso.

"Um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes será renovado" no ano que vem e "será interessante ver o desenvolvimento de uma eleição com tanto descontentamento por parte dos eleitores americanos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]