• Carregando...
O presidente Joe Biden fará sua primeira indicação para a Corte, mas não conseguirá reverter a vantagem conservadora.
O presidente Joe Biden fará sua primeira indicação para a Corte, mas não conseguirá reverter a vantagem conservadora.| Foto: EFE

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está considerando os nomes de quatro juízas negras para preencher a vaga que o magistrado Stephen Breyer deixará na Suprema Corte americana, segundo confirmou o próprio governante em entrevista à emissora "NBC", que teve trechos antecipados nesta quinta-feira.

"Escolhi quatro pessoas e mergulhei fundo para verificar exaustivamente seus antecedentes e descobrir se há algo que pudesse desqualificá-las", explicou o presidente americano, que não revelou a identidade de nenhuma das quatro.

Na entrevista, que será transmitida na íntegra no próximo domingo por ocasião do Super Bowl, Biden garantiu que os nomes que está considerando correspondem a mulheres "bem qualificadas" e que "vem das melhores universidades".

Na semana passada, o presidente americano anunciou a criação de uma equipe para realizar o processo de seleção de sua indicada para ocupar o cargo do juiz progressista Stephen Breyer, que se aposentará no próximo verão americano, apesar de o cargo ser vitalício.

Biden anunciará o nome da escolhida no final de fevereiro e prometeu nomear uma mulher afro-americana pela primeira vez na história dos Estados Unidos para preencher uma vaga na Suprema Corte.

Os democratas têm uma maioria estreita no Senado, então não podem perder um único voto para ratificar o nome proposto pelo presidente.

Nesse sentido, Biden se reuniu nesta quinta-feira com uma dezena de senadoras democratas que apoiaram o fato de a candidata ser uma mulher negra e declararam que confiam plenamente na decisão tomada pelo presidente.

Na entrevista, Biden disse que espera também contar com o apoio de parlamentares republicanos, já que não fará uma "escolha ideológica".

A Casa Branca admitiu que entre suas candidatas está Michelle Childs, que é a favorita do influente congressista afro-americano James Clyburn e desempenhou um papel fundamental na campanha eleitoral de Biden em 2020 entre os eleitores negros na Carolina do Sul.

Embora a Casa Branca não tenha confirmado mais nomes, os de Leondra Kruger, atual juíza da Suprema Corte da Califórnia, e Ketanji Brown Jackson, que já foi cogitado por Barack Obama em 2016, também são cogitadas pela imprensa americana.

Essa indicação é a primeira que Biden fará ao Supremo, embora não altere o atual equilíbrio da alta corte, onde atualmente há seis magistrados conservadores e três progressistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]