Quatro pessoas morreram quando um helicóptero que transportava trabalhadores da indústria de petróleo caiu no mar da Escócia, perto das ilhas Shetland, no quarto incidente na área envolvendo diferentes modelos de aeronaves amplamente utilizados em pouco mais de quatro anos.

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O Super Puma L2, fabricado pela unidade da EADS Eurocopter, levava 16 passageiros e dois tripulantes, e era operado pela CHC Helicopter para a empresa francesa Total, informou a CHC.

O helicóptero perdeu contato com o controle de tráfego aéreo e caiu no mar quando se aproximava do aeroporto Sumburgh, no litoral de Shetland, um conjunto de ilhas a mais de 160 km da ponta nordeste da Escócia continental, na sexta-feira.

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A polícia escocesa disse que três corpos foram encontrados e estavam trabalhando para encontrar o quarto corpo. A Sky News disse que o quarto corpo estava em meio aos destroços. Todos os mortos - três homens e uma mulher - eram passageiros.

Todos os quatro eram terceirizados e apenas um empregado da Total estava a bordo, disse uma porta-voz da Total. Os outros eram de 12 empresas contratadas em separado, disse.

Em abril de 2009, todos os 14 passageiros e dois tripulantes morreram quando um Super Puma caiu próximo de Peterhead, na costa leste da Escócia, em seu caminho de volta da plataforma de petróleo Millier da BP.

No ano passado, a tripulação de um Super Puma abandonou a aeronave no Mar do Norte, após uma falha de caixa de motor e, também no ano passado, todas as 19 pessoas em outro Super Puma foram resgatadas depois que abandonaram um vôo de Aberdeen para o oeste de Shetland.

A CHC disse que não iria especular a causa do acidente e que vai realizar uma investigação com a Air Accident Investigation Branch (AAIB) da Grã-Bretanha. A empresa suspendeu temporariamente seus vôos com o Super Puma L2 em todo o mundo e todos os voos em Aberdeen.

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Um porta-voz da Eurocopter disse que a empresa estava apoiando a CHC e as autoridades com suas investigações.