• Carregando...

Um avião com pelo menos 90 pessoas a bordo, incluindo um time de vôlei de uma escola, caiu ontem pouco depois de decolar do principal aeroporto do Quirguistão, na Ásia Central, segundo informaram as autoridades locais. A porta-voz do governo do país, Roza Daudova, disse que pelo menos 68 pessoas morreram no acidente e 22 sobreviveram à queda. Entre os sobreviventes, segundo Daudova, estariam sete dos 27 membros do time de vôlei de uma escola da capital Bishkek.

Ao todo 18 sobreviventes foram hospitalizados e outros quatro foram liberados com ferimentos leves. Segundo o governo, a lista completa das vítimas e dos sobreviventes será divulgada na madrugada de segunda-feira. Porém, alguns detalhes já foram dados: boa parte dos passageiros era de estrangeiros chineses, turcos, iranianos e canadenses.

O Boing 737, pertencente à companhia Itek Air, estava fretado por uma companhia aérea iraniana e tinha Teerã, capital do Irã, como destino. O avião caiu perto do aeroporto de Bishkek, onde fica localizada uma base militar norte-americana. Segundo uma fonte do aeroporto, a tripulação comunicou um problema técnico 10 minutos depois que o avião decolou. A aeronave teria tentado retornar, mas caiu a cerca de 10 quilômetros do aeroporto.

Falta de segurança

A companhia aérea Itek Air foi proibida de operar no espaço aéreo da União Européia (UE) porque não alcançava os padrões de segurança da aviação comercial, de acordo com uma lista publicada pela UE no dia 24 de julho. O ministro do Transporte do Quirguistão, Nurlan Sulaimanov, disse que a aeronave, fabricada em 1979, estava em boas condições e tinha sido vistoriado dois meses atrás.

O porta-voz do Ministério de Situações de Emergência do Quirguistão, Ramis Satybekov, disse que a queda do avião provavelmente foi provocada por um mau funcionamento do seu sistema de controle de vôo. Daudova, no entanto, disse que o motivo do acidente foi uma descompressão na aeronave.

10 mortos na Guatemala

Uma outra queda de um pequeno avião em um campo no leste da Guatemala, também ontem, matou 10 pessoas e deixou outras quatro feridas, segundo informou a polícia local. Oito passageiros, além do piloto e do co-piloto da aeronave, morreram, segundo o policial Luis Alberto Valey. A queda aconteceu a cerca de 100 km a leste da capital Cidade da Guatemala.

Os quatro sobreviventes estão seriamente feridos e foram transportados por avião para um hospital na capital. "As nacionalidades dos passageiros ainda não foram determinadas, mas acredita-se que sejam estrangeiros", disse Valey. Segundo ele, o avião era operado pela Aero Ruta Maya, uma companhia aérea local, mas não soube dizer qual era o modelo da aeronave.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]