• Carregando...
Joe Biden durante um comício drive-in no Heinz Field em Pittsburgh, Pensilvânia, em 2 de novembro de 2020.
Joe Biden durante um comício drive-in no Heinz Field em Pittsburgh, Pensilvânia, em 2 de novembro de 2020.| Foto: JIM WATSON / AFP

Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos, levando os democratas de volta à Casa Branca após quatro anos de governo do republicano Donald Trump.

O programa político de Biden e de sua vice Kamala Harris foi longamente explorado nas semanas prévias ao dia da Eleição. Porém, tendo passado um bom tempo de sua carreira política recente à sombra de Barack Obama, Biden tem seu trabalho e sua vida um tanto desconhecida do grande público. Quem, portanto, é o homem que vai assumir a maior potência do planeta?

Superando tragédias

Joseph Robinette Biden Jr. nasceu em 20 de novembro de 1942, filho de uma família irlandesa católica, em Scranton, Pensilvânia. Ele viveu ali até os 10 anos, quando seu pai, um vendedor de carros, perdeu seu emprego.

A família mudou-se então para Delaware, estado que viria a ser mais tarde seu domínio político. Biden se formou na Universidade de Delaware e na Faculdade de Direito da Universidade de Siracusa – e sempre se orgulhou de não ter sido membro da Ivy League [nome dado ao conjunto das oito universidades mais renomadas dos EUA].

Em 1972, Joe Biden enfrentou uma dura situação familiar. Sua jovem esposa, Nellia, e uma filha de um ano, Naomi, morreram em um acidente de carro enquanto estavam a caminho de um shopping para as compras do Natal. Ele ficou sozinho para criar seus dois filhos mais novos (Hunter e Beau), que também ficaram feridos no acidente, mas se recuperaram.

Beau chegou a seguir o pai na carreira política, tornando-se procurador-geral em Delaware, mas em 2015 um câncer cerebral tirou sua vida, quando tinha apenas 46 anos. Um duro golpe em sua vida pessoal, que inclusive o tirou de combate nas eleições presidenciais de 2016, abrindo espaço para a candidata democrata Hillary Clinton, que acabou derrotada por Donald Trump.

O outro filho de Biden, Hunter, teve muitos problemas com drogas e álcool, inclusive sendo dispensado da Reserva da Marinha dos EUA em 2014, depois de ter testado positivo para o consumo de cocaína.

De 2014 a 2019, enquanto seu pai era vice-presidente, Hunter atuou no conselho da Burisma, uma empresa de gás ucraniana. Hunter enfrenta agora acusações de tráfico de influência, por supostamente ter atuado como ponte entra a empresa e seu pai durante o governo Obama.

Em 1977, Biden se casou novamente com Jill Jacobs. Ela ajudou Biden a criar seus dois filhos, e ainda tiveram juntos Ashley, que nasceu em 1981. Jill terminou dois mestrados enquanto cuidava de sua família e continua com Joe até hoje – sendo inclusive a Segunda Dama, ao lado de Michelle Obama, nos últimos oito anos que os democratas estiveram na Casa Branca.

Saiba todos os planos que Biden e Harris têm para a América

Carreia política

Biden começou cedo sua carreia política em nível nacional, tendo sido eleito senador por Delaware em 1972, com apenas 29 anos. Ele é um dos mais jovens senadores de todos os tempos e permaneceu no cargo por mais de 30 anos até ser eleito vice-presidente.

Quando sua primeira esposa morreu, Biden não queria assumir o cargo de senador e chegou a pensar em suicídio, mas os membros mais velhos do partido democrata o convenceram a seguir em frente. O então senador lutou para debelar a imagem pública que as pessoas tinham dele, como um viúvo e pai enlutado. Pelo contrário, ele achava que poderia ser um grande estadista em política externa – como de fato veio a ocorrer, sendo bastante atuante no Iraque e no Afeganistão, durante sua vice-presidência.

O novo presidente dos Estados Unidos, por ter acendido de uma família pobre até a alta sociedade, é conhecido por ser capaz de lidar com todas as classes sociais: pode atrair estudantes universitários e operários desempregados, também não deixa de ser duro nas palavras quando lida com rivais – como frequentemente aconteceu durante a campanha com Trump.

Em 1987, ele tentou a sorte pela primeira vez como presidente, mas a acusação de plágio de um discurso do político trabalhista inglês Neil Kinnock o tirou da disputa. Pouco tempo depois de ter saído da corrida, Biden quase morreu por causa de dois aneurismas cerebrais – os médicos que o atenderam chegaram a chamar um padre para fazer a extrema unção. Ele sobreviveu mas passou vários meses se recuperando da cirurgia.

Biden se candidatou novamente para as primárias democratas para a eleição presidencial de 2008, mas foi derrotado por Hillary Clinton e um certo Barack Obama que, por fim, o convidou para ser seu vice. Obama afirmou que o escolheu principalmente “porque ele é um bom homem – sincero, preocupado com as pessoas, honesto, disposto a me dar conselhos francos”.

Biden é hoje o presidente mais velho de todos os tempos a assumir a Casa Branca. Segundo seu biógrafo, Evan Osnos, “se você conversar com Joe Biden agora, com 77 anos, ele é uma homem que está em paz, devido a uma série de cicatrizes vencidas duramente”. Biden terá de usar toda sua experiência para lidar com os grandes desafios pelos quais os Estados Unidos estão atravessando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]