• Carregando...

O ex-comandante do exército Ollanta Humala se mantém em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial deste fim de semana no Peru. Mas as pesquisas divulgadas nesta sexta-feira divergem sobre quem ficará em segundo lugar.

Lutam pela vaga no segundo turno a candidata pró-negócios Lourdes Flores e o ex-presidente Alan Garcia.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Lima em todo o país mostra que Humala, que na campanha defendeu a restrição dos investimentos estrangeiros no Peru, tinha 29,2 por cento das intenções de voto e a conservadora Flores, 25,6 por cento. Garcia, de centro-esquerda, tinha 21,9 por cento.

Humala perderia o segundo turno tanto para Garcia como para Flores, revelou a pesquisa.

Uma pesquisa do instituto Datum mostrou Humala com 26 por cento das intenções de voto; Flores e Garcia estavam empatados, com 24 por cento. A pesquisa do Datum não analisou a situação do segundo turno.

A margem de erro da pesquisa Datum era de 2 pontos percentuais e a da Universidade de Lima, 2,5. Um candidato precisa de pelo menos 50 por cento dos votos para ser eleito no primeiro turno. O segundo turno está previsto para o começo de maio.

- Os três principais candidatos perderam um pouco das intenções de voto e podem continuar a perder apoio. Mas parece que ninguém vai vencer no primeiro turno - disse a jornalistas Luis Benavente, diretor do setor de pesquisas da Universidade de Lima.

Uma pesquisa do instituto Apoyo divulgada esta semana também mostrava Garcia em empate técnico com Flores, no segundo lugar. Muitos investidores não confiam em Garcia devido ao caos econômico do seu governo, em 1985-1990, e às suas promessas e revisar os contratos com as concessionárias do Peru, de forma a baixar os preços da eletricidade e água.

No segundo turno, Flores venceria Humala com 48,6 por cento a 37,3 por cento, e Garcia venceria Humala com 41,3 por cento a 37,7 por cento, segundo a pesquisa da Universidade de Lima.

O Datum não divulgou uma simulação para o segundo turno.

As duas pesquisas foram realizadas em e de abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]