• Carregando...

Os proprietários de uma rádio australiana protagonista do escândalo provocado por uma 'pegadinha' que envolveu a realeza britânica afirmaram neste domingo que a morte trágica de uma enfermeira foi "imprevisível" e prometeu rever seus processos de transmissão.

Executivos da Southern Cross Austereo, proprietários da 2Day FM, realizaram uma reunião de emergência para analisar uma carta enviada pelo Lorde Simon Glenarthur, presidente do Hospital King Edward VII de Londres, protestando contra o trote "espantoso".

Em sua carta, Glenarthur aconselhou a empresa a garantir que telefonemas como esse não voltem a ocorrer.

"É muito cedo para saber todos os detalhes que levam a este evento trágico e estamos ansiosos para rever os resultados de qualquer investigação que possam ser disponibilizados para nós ou tornados públicos", respondeu a Southern Cross Austereo.

"Podemos assegurar a vocês que seremos plenamente cooperativos com todas as investigações", acrescentou, segundo a Australian Associated Press.

"Como dissemos em nossas próprias declarações sobre o assunto, o resultado foi imprevisível e muito lamentável. Posso garantir que estamos tomando medidas imediatas e revendo a difusão e os processos envolvidos."

A Grã-Bretanha reagiu com horror à morte de Jacintha Saldanha, de 46 anos e mãe de dois adolescentes, que acredita-se que tirou a própria vida depois de ter caído em um trote elaborado por dois apresentadores da rádio 2Day FM que buscavam notícias da gravidez de Kate Middleton, esposa do príncipe William.

A enfermeira foi encontrada morta na sexta-feira, dias depois de ter atendido um telefonema de Mel Greig e Michael Christian, que fingiam ser a rainha Elizabeth II e o pai de William, príncipe Charles.

Não havia recepcionista de serviço e Saldanha repassou a ligação a uma colega, que divulgou os detalhes da recuperação de Kate.

O trote foi gravado e examinado por advogados antes de ser transmitido aos ouvintes em Sydney.

A morte da enfermeira desencadeou uma enxurrada de críticas on-line direcionadas aos apresentadores, que foram afastados do ar e estão escondidos, enquanto afirma-se que anunciantes suspenderam seus contratos com a emissora.

Flores foram colocadas no sábado em frente ao alojamento das enfermeiras onde o corpo de Saldanha foi encontrado.

Na casa da família, em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, parentes e amigos se reuniram para consolar seu marido, Benedict Barbosa, e o casal de filhos, de 14 e 16 anos.

Informações divulgadas afirmam que a família se mudou da Índia há cerca de uma década.

Em uma mensagem postada em sua página no Facebook, Barboza supostamente escreveu: "Estou arrasado com a perda trágica de minha amada esposa Jacintha em circunstâncias trágicas, ela vai ser colocada para descansar em Shirva, na Índia".

A cunhada de Saldanha, Irene D'Souza, disse à AFP por telefone da cidade de Shirva, a 400 quilômetros da cidade indiana de Bangalore, que ela iria visitá-los no Natal.

"É difícil acreditar que Jacintha poderia cometer suicídio, ela não era o tipo de mulher que faria isso", disse D'Souza.

Jornais australianos afirmaram que Greig e Christian enfrentam um interrogatório da polícia após um pedido da Scotland Yard.

"Mas tenho que ressaltar que não nos foi indicado que um crime ocorreu", afirmou o vice-delegado de polícia do estado de New South Wales, Nick Kaldas .

"Eles não pediram nada ainda. Eles simplesmente entraram em contato e nos avisaram sobre seu interesse, e eles irão nos contactar novamente se quiserem alguma coisa".

A imprensa britânica condenou neste domingo a pegadinha, enquanto os meios de comunicação australianos afirmaram que não era o momento para "acusações histéricas".

"Os apresentadores da rádio Mel Greig e Michael Christian não mataram a enfermeira britânica Jacintha Saldanha", afirmou o Daily Telegraph de Sydney em um editorial, atacando o "previsível frenesi da mídia britânica".

"O suicídio sempre nos deixa à procura de respostas - e de alguém para culpar. Suicídio é um ato complexo e raramente pode ser totalmente atribuído a apenas um, embora angustiante, evento", acrescentou.

Enquanto as notícias divulgadas levantam a hipótese de suicídio, a polícia britânica afirmou que a morte permanece inexplicável até a divulgação da necropsia.

Greig e Christian se desculparam. Rhys Holleran, diretor executivo da Southern Cross Austereo, afirmou que eles estavam "arrasados" e passando por aconselhamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]