Rainha da Inglaterra recebeu formalmente os líderes do G7 nesta sexta-feira (11).| Foto: ANDREW PARSONS/DOWNING STREET/EFE
Ouça este conteúdo

A rainha Elizabeth II recebeu nesta sexta-feira (11), os líderes do Grupo dos Sete países mais ricos (G7) em uma recepção formal em um parque ambiental da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra. No complexo de estufas Projeto Éden, a monarca posou para fotos ao lado dos presidentes e primeiros-ministros.

CARREGANDO :)

A rainha britânica, de 95 anos, estava acompanhada de outros membros seniores da família real britânica, como o filho e herdeiro da coroa, o príncipe Charles, e sua mulher, Camilla, e o neto, o príncipe William e sua mulher, Kate. Foi o primeiro grande evento público deles desde o funeral, em abril, do príncipe Philip, marido da rainha por mais de sete décadas.

Na recepção, realizada no Projeto Éden, cujos biomas distintos cultivados em estufas abrigam milhares de variedades de plantas, a rainha se encontrou com Biden como presidente dos Estados Unidos pela primeira vez. Ele é o 13.º líder americano que ela conheceu durante seu reinado recorde de 69 anos.

Publicidade

Biden está em sua primeira reunião internacional desde que assumiu a Casa Branca, em janeiro. Ele e a mulher, Jill Biden, têm programado um chá com a rainha no domingo, no Castelo de Windsor, após a conclusão da cúpula.

Após a foto protocolar com a rainha, o príncipe Charles, de 72 anos, falou aos líderes do G7 sobre sua Iniciativa de Mercados Sustentáveis, que visa envolver negócios e investimentos do setor privado nos esforços do governo para combater a mudança climática.

"A luta contra esta terrível pandemia fornece, se é que alguma vez foi necessário, um exemplo claro da escala e da velocidade com que a comunidade global pode enfrentar as crises quando combinamos vontade política com engenhosidade empresarial e mobilização pública", disse o príncipe aos líderes.

No final da sessão de fotos, em clima descontraído, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, agradeceu à monarca pela recepção: "Muito obrigado por fazer isto por nós", comentou.

Após a primeira sessão plenária da cúpula do G7, a primeira pessoalmente em dois anos devido à pandemia, alguns dos líderes caminharam pelas grandes estufas de vidro do Projeto Éden, cenário que o governo britânico, anfitrião do evento, escolheu para destacar a importância da luta contra a crise climática entre as prioridades do grupo.

Publicidade

Após a fotografia conjunta, os líderes participam de um jantar de gala oferecido por Emily Scott, chef do Water Bay Hotel.