• Carregando...

Os rebeldes sírios derrubaram nesta segunda-feira (25) dois helicópteros militares do regime do presidente Bashar al Assad no norte do país, informaram fontes do Exército Livre Sírio (ELS).

Um dos helicópteros foi derrubado próximo ao aeroporto militar de Meneg, cercado pelos insurgentes há várias semanas e situado a 35 quilômetros ao norte da cidade de Aleppo, disse pela internet o porta-voz da brigada rebelde Al Tauhid em Aleppo, Abu Feras.

Os rebeldes também derrubaram outra aeronave na zona de Khan al Asal, no subúrbio ao sudeste de Aleppo, segundo o porta-voz da brigada do ELS Deraa al Uma, Abdullah Asani, que não deu mais detalhes sobre a operação.

Por outro lado, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou em comunicado que Khan al Asal, nas proximidades da Academia de Polícia, continua sendo palco de choques violentos entre os partidários e contrários a Assad, o que hoje causou a morte de pelo menos dez soldados e um combatente rebelde.

Um total de 30 soldados do regime e 16 rebeldes perderam a vida e dezenas de membros de ambos os bandos ficaram feridos nesses combates que explodiram ontem nessa zona da província de Aleppo, precisou o Observatório.

No resto do país, os Comitês de Coordenação Local denunciaram que o Exército sírio bombardeou as localidades de Rastan e Garnata, na província de Homs (centro); e de Daraya e Muadamiat al-Sham, nos subúrbios de Damasco.

No plano político, o líder da opositora Coalizão Nacional Síria (CNFROS, a principal aliança opositora), Ahmed Muaz al-Khatib, acusou Assad de criar obstáculos para o diálogo entre o regime e a oposição e considerou cedo para determinar se sua proposta teve êxito ou fracassou.

Em 30 de janeiro, al-Khatib apresentou um plano no qual propunha entabular conversas com o vice-presidente sírio, Farouk Al Shara, a fim de conseguir a saída do regime sob uma série de condições.

O ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, manifestou hoje desde Moscou a disposição do regime a iniciar negociações com os opositores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]