• Carregando...

O grupo opositor Observatório Sírio de Direitos Humanos informou nesta terça-feira (7) que forças contrárias ao regime de Bashar Assad fizeram um ataque a uma casa na Província de Homs, região central do país, deixando 16 mortos, sendo a maioria de etnia alauita e religião cristã. De acordo com a organização, que tem sede em Londres, os mortos pertencem a famílias de empregados de uma companhia de eletricidade da cidade de Jandar, a 30 km da cidade de Homs. Os rebeldes abriram fogo e mataram seis alauitas, incluindo o diretor do centro, seis cristãos e quatro sunitas.

O anúncio do Observatório, que faz oposição a Assad, menciona pela primeira vez a etnia dos mortos nos confrontos. A etnia alauita é a mesma do ditador sírio e é minoritária em relação aos sunitas, que compõem a maioria dos grupos rebeldes.

Além das duas etnias, a população do país também é composta por curdos e cristãos. Caso confirmado, o ataque mostra o rumor de que o conflito entre oposição e Assad se transforme em uma guerra sectária. Mais cedo, a secretária de Estado americana, cobrou sinais para evitar que os enfrentamentos se transformem em um conflito sectário.

"Nós temos que enviar sinais bem claros sobre evitar uma guerra sectária. Estes que tentam explodir a situação mandando enviados ou combatentes terroristas precisam perceber que não serão tolerados."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]