• Carregando...
Imagem capturada de vídeo mostra famílias deixando Bangui | Reuters TV
Imagem capturada de vídeo mostra famílias deixando Bangui| Foto: Reuters TV

Ajuda

França envia 350 soldados à República Centro-AfricanaAgência Estado

A França enviou 350 soldados para a República Centro-Africana, cuja capital, Bangui, foi capturada por rebeldes, para garantir a segurança de cidadãos franceses e de outras nacionalidade, informou neste domingo uma alta autoridade francesa. A queda de Bangui levou o presidente François Bozizé a abandonar o país, mas seu destino é desconhecido.

O primeiro contingente, de 200 soldados, chegou ontem a Bangui e outros 150 homens foram despachados neste domingo de Libreville, capital do Gabão, disse a fonte.

Com isso, a França dispõe agora quase de 600 soldados em sua instável ex-colônia.

Depois de ataques de rebeldes terem atingido ontem Bangui, capital da República Centro-Africana, o presidente François Bozizé deixou o país na manhã de ontem, segundo Maximin Olouamat, um membro da presidência, que se recusou a revelar o destino do presidente. Testemunhas relatam intenso bombardeio e tiros no centro de Bangui na manhã de domingo.

Os primeiros ataques ocorreram em dezembro do ano passado por todo o país, mas foram suspensos depois de líderes rebeldes assinarem um acordo de paz com o governo, em janeiro, para que Bozizé permanecesse na presidência até 2016.

O acordo foi rompido devido a acusações de que o Bozizé não cumpriu todas as promessas feitas. O grupo de rebeldes, conhecido como Seleka, pediu que ele enviasse de volta tropas sul-africanas que estavam ajudando o corpo militar do país. Outro pedido feito foi a integração de 2 mil combatentes rebeldes às forças armadas da República Centro-Africana.

Uma empresa de gerenciamento de crise sediada na Suíça, a Coverseas Worldwide Assistance, acredita que Bozizé tenha ido para o vizinho Congo. A cidade de Bangui está localizada no rio Oubangui, que separa os dois países. Contudo, o porta-voz do governo congolês, Lambert Mende, disse não ter nenhum conhecimento sobre se Bozizé cruzou a fronteira em direção ao Congo.

Ontem, Bangui ficou no escuro depois de combatentes interromperem o abastecimento de energia na cidade. "Para nós, não há outra solução além da saída de François Bozizé", disse Eric Massi, um porta-voz dos rebeldes, em entrevista concedida por telefone.

Bozizé chegou ao poder em 2003, após liderar um golpe de Estado, e seu mandato tem sido marcado por conflitos de grupos armados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]