Na Europa, perfil de usuários menores de 18 anos será protegido em sites como Facebook e MySpace| Foto: Reprodução

Um acordo de países europeus com 17 sites e redes sociais resultou na assinatura, nesta terça-feira (10), de um acordo de colaboração para combater o "ciberbullying" e proteger a privacidade de internautas jovens na Europa.

CARREGANDO :)

O acordo inclui os principais nomes da web, como Facebook, MySpace e YouTube, e prevê uma série de medidas para proteger a identidade de jovens internautas. Os perfis de usuários menores de 18 anos de idade, por exemplo, não poderão ser encontrados pelas ferramentas dos sites e pelos mecanismos de busca na internet.

Segundo a Comissão, a iniciativa deve evitar o assédio sobre crianças na internet, principalmente no caso de adultos que se aproximam com intenções de abuso sexual.

Publicidade

As páginas de usuários menores de idade também serão automaticamente configradas para o modo "particular", dificultando a aproximação de desconhecidos.

"É um passo importante para tornar mais seguros os cliques de nossas crianças em redes sociais na Europa", disse Viviane Reding, da Comissão da Sociedade da Informação e Mídia da União Europeia. Segundo a Comissão, o crescimento das redes sociais na Europa foi de 35% em 2008, e deve chegar a 107,4 milhões de usuários em 2012.

Na última terça-feira (3) foi divulgado pela imprensa norte-americana que o MySpace havia identificado e removido 90 mil perfis de pessoas ligadas a crimes sexuais no país.

Veja também
  • Paquistão diz ter desmontado rede de cientista nuclear
  • Bill Gates solta mosquitos em conferência para alertar sobre malária
  • Índia anuncia laptop mais barato do mundo