• Carregando...

Tropas do regime do ditador Bashar al-Assad recuperaram hoje o controle de Khalediyeh, bairro da cidade de Homs, na região central do país, segundo a televisão estatal. Caso confirmada a tomada, será um novo golpe aos rebeldes, que há dois anos lutam para derrubar o governo.

O bairro que Damasco diz ter recuperado havia sido totalmente controlado pelos rebeldes em setembro de 2011. De acordo com a televisão estatal, a região foi retomada após intensos bombardeios do Exército sírio e combates entre os insurgentes e as tropas de Assad, que contam com o apoio do libanês Hizbullah.

O grupo opositor Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres, negou a captura e diz que combates ainda acontecem na região. As informações não podem ser confirmadas de forma independente devido às restrições impostas pelo regime sírio à entrada de jornalistas internacionais na Síria.

Caso confirmada, a retomada de Khalediyeh representará o quase total domínio da cidade de Homs, um dos principais bastiões rebeldes. Os grupos insurgentes ainda controlam uma área na cidade velha de Homs, mas menor que a do bairro agora controlado pelo regime.

A ajuda do Hizbullah e a divisão interna dos grupos rebeldes fez com que o regime de Assad recuperasse terreno no país nos últimos meses. A mudança de rumo começou em maio, com a ocupação de Qusair, cidade na fronteira com o Líbano e que era passagem para o contrabando de armamento rebelde.

Com o crescimento do domínio do regime, países que pretendiam fornecer armas aos opositores, como Estados Unidos, Reino Unido e França, reavaliaram a decisão e voltaram a pedir negociações a Assad. Segundo a ONU, mais de 100 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, em março de 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]