Cristina de Borbón responde a um processo por fraude fiscal.| Foto: Ballesteros/EFE

O rei da Espanha, Felipe 6º, retirou o título de duquesa de sua irmã, informou ontem o palácio real, aumentando a pressão sobre Cristina de Borbón para que desista de seus direitos de sucessão enquanto ela aguarda julgamento por acusações de fraude fiscal.

CARREGANDO :)

A decisão do rei, de 47 anos e coroado há cerca de um ano, após a abdicação do pai, Juan Carlos, é parte de um esforço para revigorar a imagem de uma monarquia manchada por escândalos.

Cristina deve ir a julgamento ainda neste ano e será a primeira integrante da realeza espanhola a enfrentar os tribunais. Investigações de corrupção na Espanha expuseram desvio de dinheiro público, o que afetou a confiança dos espanhóis em suas instituições.

Publicidade

O título de duquesa de Palma de Mallorca foi conferido a Cristina por seu pai quando ela se casou, em 1997, com o ex-jogador de handebol Iñaki Urdangarin. Ele foi acusado de fraude e desvio de fundos públicos em investigação sobre sua entidade beneficente, a Fundação Noos. Ambos negam irregularidades.

No ano passado, o casal e outras 15 pessoas foram indiciados após uma investigação. Ainda não foi fixada a data do julgamento, mas a expectativa é que ocorra no segundo semestre.

Veja também
  • Austrália teria pago traficantes para evitar barco com refugiados
  • Estações de trem viram acampamentos de imigrantes na Itália
  • Bombardeio destrói centro histórico no Iêmen e deixa 6 mortos