• Carregando...

O acordo nuclear assinado neste domingo (24) não vai permitir mais petróleo iraniano no mercado, nem liberar investimentos ocidentais em energia no Irã, mas ele congela os planos norte-americanos para cortar ainda mais as exportações de petróleo iranianas, disse Washington.

Neste domingo, o Irã e seis potências mundiais chegaram a um acordo para limitar o programa nuclear iraniando em troca de um alívio nas sanções contra o país.

No entanto, as sanções dos Estados Unidos e da União Europeia, que impediram empresas ocidentais do setor de energia de negociarem com o Irã e que cortaram as exportações de petróleo do país para cerca de um milhão de barris por dia, continuam valendo.

"Nos próximos seis meses, as exportações de petróleo do Irã não podem aumentar", diz um comunicado da Casa Branca publicado neste domingo no site do Departamento de Estado.

A Casa Branca estima que o Irã perdeu mais de 80 bilhões de dólares desde o início de 2012 com o corte das exportações. Pelo acordo deste domingo, o Irã terá acesso a 4,2 bilhões de dólares em recursos da venda de petróleo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]