• Carregando...

Nova Iorque - Exigências de documentação com foto para votar, dificuldades de registro eleitoral e regras sobre passado criminal vêm restringindo o direito de voto de milhões de potenciais eleitores nos EUA, em ações que poderão influenciar a escolha entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain como próximo ocupante da Casa Branca, em 4 de novembro.

Segundo analistas ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo, há um claro padrão de problemas que prejudica os mais jovens, idosos e minorias, inclusive negros – que tendem a votar em democratas.

"Nenhum partido tem as mãos limpas’’, afirma Adam Skaggs, advogado e pesquisador do apartidário Centro Brennan para Justiça, da Universidade de Nova Iorque. "Mas a maioria das tentativas de restringir votos está partindo de republicanos, que temem o efeito nas urnas do grande volume de novos eleitores democratas neste ano.’’

Dificuldades

Os problemas aparecem com mais freqüência em estados onde a disputa está acirrada, como Carolina do Norte e Indiana. E já há apreensões sobre um nova "Flórida’’ – alusão a problemas de contagem de voto no estado que, em 2000, deixaram nas mãos da Suprema Corte a decisão sobre o resultado da eleição.

"É muito alta a probabilidade de termos outra vez dificuldades na votação e na contagem de votos’’, afirma Alexander Keyssar, professor de política e especialista em Direito do Voto da Universidade Harvard.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]