• Carregando...

Porto Príncipe (EFE) – Favorito segundo as pesquisas pré-eleitorais, o candidato à Presidência do Haiti René Préval obteve votos suficientes para ganhar o pleito por maioria absoluta, sem necessidade de segundo turno, garantem fontes próximas aos organizadores do processo eleitoral haitiano. Apesar de ainda não terem sido divulgados dados oficiais das eleições, realizadas na terça-feira, fontes de entidades internacionais, que pediram anonimato, afirmam que os números apontam para uma vitória de Préval por maioria absoluta em primeiro turno.

As autoridades eleitorais já apuraram cerca de 100% dos votos emitidos na região oeste do país, incluindo a capital, Porto Príncipe, que reúne 40% do eleitorado haitiano. O resultado teria sido de vitória esmagadora de Préval.

Engenheiro agrônomo de 63 anos, Préval foi primeiro-ministro de Jean-Bertrand Aristide em 1991 e presidente democraticamente eleito para o mandato de 1996 a 2001. Candidatou-se para as eleições deste ano pelo partido Esperança, criado recentemente. Um total de 33 candidatos concorreram ao cargo de chefe de Estado na eleição de terça-feira. Outros 1.300 disputaram as 30 cadeiras do Senado e 99 da Câmara dos Deputados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]