• Carregando...

Jerusalém – A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, abriu ontem uma rodada crítica para as negociações de paz entre Israel e os palestinos. Ela alertou alertou Israel que a retomada de um projeto de construção de estradas na Cisjordânia pode ser prejudicial às negociações de paz com os palestinos.

Antes mesmo de Rice iniciar as reuniões com autoridades israelenses e palestinas, o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, antagonizou os palestinos, ao dizer que não é necessário um pré-acordo para a conferência de paz que os Estados Unidos desejam realizar no próximo mês.

A secretária americana está tentando ajudar israelenses e palestinos a produzir um documento conjunto antes de uma conferência de paz a ser realizada no mês que vem com o apoio dos Estados Unidos, na qual a criação de um Estado palestino estará sendo debatida.

Os palestinos afirmam que o documento deve ser finalizado antes da conferência, mas Rice já avisou que sua visita não deve trazer um avanço nesse sentido.

"Eu quero dizer desde já para que não exista uma expectativa em relação a isso, pois as discussões ainda estão em andamento", afirmou.

Os palestinos querem que o documento contenha uma lista com itens específicos, enquanto Israel quer um texto mais geral.

Rice se encontrará com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, nesta segunda-feira.

A conferência de paz deverá ser realizada no fim de novembro em Annapolis, Maryland, nos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]