• Carregando...

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, voltou a acusar neste sábado (17) o governo de Teerã pela utilização de armas iranianas contra as forças americanas no Iraque, mesmo sem ter nenhuma prova.

"Com certeza eu não posso, e não acredito que o governo americano possa dar detalhes precisos a vocês sobre o envolvimento do governo iraniano", declarou Rice a jornalistas que viajaram com ela para sua visita surpresa a Bagdá.

"Mas acho que vocês devem considerar o governo iraniano responsável dessas atividades e, por isso, pediremos ao governo iraniano que desempenhe um papel de estabilização em vez de desestabilização no Iraque", disse.

Responsáveis americanos apresentaram domingo passado em Bagdá o que eles chamaram de provas de que os iranianos armam os extremistas xiitas iraquianos fornecendo-lhes explosivos que mataram 170 soldados da força multinacional desde 2004.

Segundo estes responsáveis, estas atividades são "comandadas do mais alto nível do governo iraniano".

Responsáveis americanos indicaram que as armas foram levadas ao Iraque pela brigada de Al-Qods, unidade de elite do exército ideológico iraniano.

Mas o chefe do Estado-maior, o general Peter Pace, afirmou quinta-feira que o exército "não tem provas de que os mais altos dirigentes no Irã dirigem estas atividades no Iraque".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]