• Carregando...

O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou nesta sexta-feira que seu país apresentará propostas sobre seu programa nuclear nas conversas com o grupo 5+1 que acontecerão em outubro em Genebra.

"Na próxima reunião de Genebra, o Irã apresentará seu plano. O Irã preparará seu plano e o apresentará", de modo que nessa reunião possa ser dado "mais um passo efetivo para solucionar a questão nuclear", disse Rohani durante uma entrevista coletiva.

O presidente assegurou que, qualquer que seja o resultado do novo processo negociador que começou ontem nas Nações Unidas, terá "o apoio completo" das instituições e do povo do Irã.

"Meu governo tem autoridade completa para realizar negociações na questão nuclear", reiterou.

Rohani, que encerrou hoje uma viagem de quatro dias durante a qual tentou criar um degelo nas relações exteriores de seu país e se mostrou confiante em que "em um futuro não muito distante poderemos solucionar a questão nuclear".

Também destacou o resultado positivo da reunião em nível ministerial com o grupo 5+1 realizada ontem, e afirmou que espera que "esta fase de criação de confiança não seja longa demais".

Além disso, insistiu no objetivo assinalado em seu discurso de terça-feira passada perante a Assembleia Geral da ONU, de melhorar as relações entre "duas grandes nações" como são Estados Unidos e o Irã.

Rohani ofereceu ainda a cooperação de seu país para tentar buscar uma solução ao conflito civil sírio, e ressaltou a oposição de seu governo ao extremismo e ao terrorismo.

Em um tom geral, explicou que as eleições de junho, nas quais foi eleito presidente no lugar de Mahmoud Ahmadinejad, criaram "um novo panorama" no Irã e representaram "um ponto de partida para melhorar as relações" de seu país com o exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]