Luis Fortuño e Mitt Romney| Foto: REUTERS/Brian Snyder

O governador de Porto Rico, Luis Fortuño, manifestou nesta sexta-feira (28) seu apoio ao pré-candidato republicano Mitt Romney em Orlando, onde vive grande parte da comunidade portorriquenha, que representa a segunda maior comunidade hispânica da Flórida depois dos cubanoamericanos.

CARREGANDO :)

"Apoio Mitt Romney como presidente dos Estados Unidos", disse Fortuño em um evento em Orlando (centro da Flórida), poucas horas depois de Romney ter prometido em Miami que apoiaria a anexação de Porto Rico como o 51º estado do país se os puertorriquenhos votarem por essa opção em um referendo.

Romney, que lidera com uma pequena vantagem as pesquisas na Flórida, se disse a favor de que Porto Rico se torne o estado número 51 dos Estados Unidos, caso os portorriquenhos aprovem a medida em um referendo não-vinculante que deve ser realizado este ano.

Publicidade

"Posso dizer a vocês que vou trabalhar com ele (Fortuño) para assegurar que, se esse voto for a favor da anexação, nós faremos o processo em Washington para dar essa condição a Porto Rico", prometeu Romney em uma entrevista coletiva à imprensa antes de participar da convenção da Rede de Liderança Hispânica (HLN, siglas em inglês), em Doral, cidade vizinha de Miami.

A apenas quatro dias das primárias na Flórida, os candidatos cortejam os hispânicos do estado, que representam 22,5% da população.

Em termos gerais, o eleitorado hispânico representa 13,1% dos eleitores registrados na Flórida, com cerca de 452.000 afiliados ao Partido Republicano, 564.000 ao Partido Democrata e por volta de 430.000 'indecisos', que fazem deste estado um quebra-cabeça político complexo.

Entre os hispânicos, a comunidade cubanoamericana se identifica majoritariamente como republicana, a portorriquenha -pelo menos um milhão no estado-, conta com 15% de republicanos e mais de 20% de democratas, enquanto que 30% são independentes que votam dependendo do candidato.

Veja também
  • Romney repudia ataques de Gingrich em dabate-chave na Flórida
  • Senador hispânico é cortejado em primária na Flórida
  • EUA: Gingrich propõe 'primavera' cubana para acabar com comunismo
Publicidade