• Carregando...
Alfredo Perez Rubalcaba tenta conquistar eleitores de esquerda | Reuters
Alfredo Perez Rubalcaba tenta conquistar eleitores de esquerda| Foto: Reuters

O espanhol Alfredo Perez Rubalcaba tentou angariar eleitores esquerdistas desiludidos neste sábado (9) depois de o Partido Socialista, que está no poder, tê-lo apontado como candidato ao posto de primeiro-ministro, em uma difícil batalha para a legenda permanecer no poder.

Em um discurso televisionado, Rubalcaba afirmou que os lucros dos bancos devem financiar a criação de empregos e propôs a revisão dos impostos sobre os ricos, embora tenha dito que manterá as medidas de austeridade para cortar o déficit espanhol.

Rubalcaba terá uma difícil tarefa para distanciar sua imagem do impopular premiê José Luis Rodriguez Zapatero, que cortou os gastos e os salários do funcionalismo público no último ano e implementou reformas no mercado de trabalho para manter a Espanha fora da crise de dívidas da zona do euro.

Os socialistas, no poder há oito anos, estão 14 pontos percentuais atrás do Partido Popular, de centro-direita, nas pesquisas de opinião, pois os eleitores se mostram furiosos com a taxa de desemprego espanhola, a maior entre todos os países da União Europeia.

Rubalcaba é um veterano político altamente respeitado, mas a maioria dos eleitores vê seu oponente, Mariano Rajoy, como um melhor gerente para a economia espanhola.

As eleições precisam ser realizadas até março do próximo ano, mas Zapatero pode convocar eleição antecipada, em outubro ou novembro, para que Rubalcaba possa tirar vantagem do crescimento econômico do verão europeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]