• Carregando...

utoridades do setor de saúde da Rússia disseram nesta segunda-feira que o surto de gripe aviária perto de Moscou foi causado pela perigosa versão H5N1, que pode contaminar humanos.

Criações de aves ao redor da capital estão sob forte controle depois que a agência veterinária Rosselkhoznadzor disse que diversos animais morreram vítimas do vírus em vilarejos nas proximidades de Moscou na semana passada.

``Testes de laboratório confirmaram que a gripe aviária H5N1 encontrada em cinco regiões ao redor de Moscou é altamente patogênica e potencialmente perigosa para humanos, e provavelmente tem relação com o tipo asiático do vírus'', disse Nikolai Vlasov, autoridade da Rosselkhoznadzor, à agência de notícias Itar-Tass.

Não foram registrados casos humanos de gripe aviária na Rússia.

Este foi o segundo surto da doença na Rússia e o mais próximo da capital. O H5N1 matou frangos em fazendas na região de Krasnodar, no Sul do país, no mês passado.

Vlasov disse à agência de notícias que o vírus pode ter sido levado a Moscou por aves migratórias a partir do Cáucaso, dos Bálcãs ou de regiões asiáticas.

A cepa H5N1 da gripe aviária matou 167 pessoas no mundo desde 2003, a maioria na Ásia. Muitas das vítimas tiveram contato direto com aves contaminadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]