• Carregando...
Brasileira Ana Paula Maciel: problemas de tradução | Igor Podgorny (Greenpeace)/Reuters
Brasileira Ana Paula Maciel: problemas de tradução| Foto: Igor Podgorny (Greenpeace)/Reuters

A Justiça da Rússia decretou ontem a prisão preventiva de 22 dos 30 ambientalistas do Greenpeace que foram detidos nas águas do Ártico quando tentavam escalar uma plataforma de petróleo para fazer um protesto, informou o tribunal da cidade de Murmansk.

Entre os ativistas condenados a dois meses de prisão preventiva como suspeitos por crime de pirataria estão cidadãos de Rússia, França, Turquia, Polônia, Suécia, Canadá, Nova Zelândia, Argentina, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Itália.

O tribunal também prorrogou para 72 horas a prisão do restante da tripulação do navio do Greenpeace, Arctic Sunrise, entre eles a bióloga brasileira Ana Paula Maciel.

No caso desses oito ativistas, a Justiça russa teve problemas para conseguir tradutores e esclarecer sua participação no ato de protesto, por isso o tribunal voltará a realizar outra audiência prévia no próximo domingo para determinar ou não a prisão preventiva deles.

Os magistrados optaram por essa medida por entenderem que existe o risco de fuga dos ativistas estrangeiros e pela gravidade do crime do qual são suspeitos, enquanto no caso dos russos, justificaram a prisão preventiva pela ausência de uma residência permanente na região de Murmansk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]