• Carregando...
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, garantiu  que as negociações para reativar o acordo nuclear com o Irã estão na reta final.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, garantiu que as negociações para reativar o acordo nuclear com o Irã estão na reta final.| Foto: EFE/EPA/ALEXANDER ZEMLIANICHENKO

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, garantiu nesta terça-feira (15) que as negociações para reativar o acordo nuclear com o Irã - após a retirada dos Estados Unidos do pacto assinado em 2015 - estão na reta final.

A declaração foi dada pelo chanceler em Moscou, após encontro com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hosein Amir Abdolahian, segundo indicou a agência russa de notícias TASS.

O Irã está em negociações para salvar o acordo de 2015 com Alemanha, França, Reino Unido e China, com a participação indireta dos Estados Unidos, cujo ex-presidente Donald Trump retirou unilateralmente do pacto em 2018, impondo sanções ao país asiático.

Após 11 meses de duras negociações, tudo parecia indicar que o pacto estava fechado, limitando o programa nuclear iraniano, em troca da retirada de sanções.

No entanto, dias atrás, Lavrov pediu garantias por escrito de que as relações comerciais e militares com Teerã não serão afetadas pelas sanções impostas pela Rússia, devido à invasão na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

Alemanha, França e Reino Unido advertiram recentemente que as negociações poderiam sair dos trilho. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, por sua vez, classificou as reinvindicações de Moscou como "irrelevantes" para as negociações nucleares.

O principal responsável pelo setor de Segurança do Irã, Ali Shamkhani, afirmou ontem, através do Twitter, que o país seguirá nas negociações até que seja alcançado um "acordo sólido, que cumpra com todas as nossas exigências legais e lógicas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]