• Carregando...

A terceira rodada de negociações entre Rússia e Irã sobre a possibilidade de um programa nuclear conjunto, que aplaque as desconfianças da Europa, de Israel e dos Estados Unidos, foi iniciada nesta quarta-feira. E terminou sem resultados.

A delegação iraniana em Moscou é chefiada pelo principal negociador, Ali Larijani, e a russa, pelo chefe do Conselho Russo de Segurança, Igor Ivanov.

- Achamos que podemos chegar a um acordo de que uma operação conjunta no solo da Federação Russa será capaz de ir completamente ao encontro das necessidades do Irã - disse o presidente russo, Vladimir Putin, numa coletiva de imprensa dada durante sua visita à Hungria.

O problema é que Larijani repetiu, já no aeroporto em Moscou, o que outros integrantes do governo iraniano têm dito: um acordo com a Rússia não impede que o Irã continue seu programa em casa.

- A moratória é necessária se há alguma coisa perigosa, mas toda nossa atividade é transparente e direcionada a uma energia nuclear pacífica - disse ele aos repórteres que o aguardavam no aeroporto.

Entrementes, enquanto estava no Afeganistão, o presidente americano George W. Bush disse que apóia a iniciativa russa.

- O Irã não pode ter uma arma nuclear. A coisa mais desestabilizadora que pode acontecer nesta região e no mundo é o Irã desenvolver uma arma nuclear - disse o presidente. - Então nos juntamos à Rússia como parte de um esforço diplomático para resolver este problema.

A conversa entre Rússia e Irã terminou com um acordo geral, disse Larijani. O país insiste em processar urânio em suas usinas, porém.

Um integrante do Conselho de Segurança da Rússia disse que nada de novo aconteceu na reunião de hoje.

A delegação iraniana deve retornar na quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]