A Rússia perdeu seu status de fornecedor confiável de gás para a Europa depois que membros da União Europeia tiveram o abastecimento interrompido por dias, disse na quinta-feira a Agência Internacional de Energia (AIE).
A agência aconselha países industrializados no que se refere a política energética.
"A Rússia pôs fim a seu status de ser um fornecedor confiável de gás à Europa", disse o economista-chefe da AIE Fatih Birol em uma conferência em Madri.
"A crise de gás entre Rússia e Ucrânia é outra chamada para que os países da UE reestruturem suas questões energéticas".
Um acordo patrocinado pela UE deveria garantir a oferta de gás russo para a Europa via Ucrânia na terça-feira, apesar do impasse em relação aos preços, com monitores internacionais destacados para garantir que a Ucrânia não roubasse o gás, como Moscou alega.
Mas não foi possível resolver o impasse e a disputa continua a prejudicar a oferta para 18 países, forçando fábricas a fecharem e causando problemas a famílias devido ao forte inverno.
Monitores da UE disseram na quinta-feira que não há fluxo de gás da Rússia para a Europa via Ucrânia, o que aumenta a frustração na UE com o fracasso dos dois países em resolverem a disputa.